Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu das montanhas, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos. Assim é Caxias do Sul. Para homenagear o aniversário da cidade, nos seus 131 anos, um olhar especial pelos cliques da talentosa Miriam Cardoso de Souza. Um verdadeiro presente!
Hoje é aniversário de Caxias do sul, 131 anos da chamada Pérola da Colônias.
Uma cidade rica em tradição e cultura trazida pelos imigrantes a qual nos unimos para celebrar este aniversário com sentimento de pertencimento, porque nos orgulhamos de fazer parte dessa história.
Repleta de encantos e costumes típicos da colonização italiana, hoje um importante centro urbano, em constante evolução e que não perde sua essência.
Segunda cidade gaúcha mais populosa, com bairros centrais completos em estrutura e uma zona rural, com paisagens e colorido que se transformam nas estações do ano, dando um tom único e caraterístico, estamos em Caxias do Sul, a marca italiana no sul do Brasil.
Nossa homenagem, traduzida através das lentes da talentosa Miriam Cardoso de Souza @miriamcardososouza
QUEM É A FOTÓGRAFA QUE MOSTRA UMA CAXIAS QUE NÃO SE VÊ?
Como dito pelo jornalista Ciro Fabris, do jornal O Pioneiro, uma forasteira na cidade há 35 anos, natural de Uruguaiana, que ama Caxias do Sul e busca ver e mostrar a cidade com outros olhos!
Advogada, formada pela Universidade de Caxias do Sul, atuante há 32 anos, com formação em Artes Visuais e especialização em fotografia. Já ministrou mais de 30 cursos de fotografia para iniciantes, procurando divulgar a arte fotográfica e com fotografias premiadas internacionalmente.
Mãe de dois filhos, formados um em fotografia e o outro em gastronomia, pela escola de gastronomia da cidade e devota de Nossa Sra de Caravaggio.
Ano passado recebeu pela Prefeitura de Caxias do Sul, o título de Embaixadora do Município, o que a deixou muito feliz, por que está sempre procurando divulgar nas plataformas o que a cidade tem de belo.
“Eu amo Caxias do Sul”
CAXIAS COM OUTROS OLHOS – TRADIÇÃO E EVOLUÇÃO
Através da arte da fotografia, procura mostrar recantos da cidade com outro olhar, outro enfoque. As pessoas estão sempre na correria no dia a dia e não reparam nos detalhes da cidade. A intenção sempre foi aprimorar o olhar dos outros.
Aos olhos da Miriam, a cidade não deixou de dar o acolhimento as pessoas que vem de fora, preserva a sua essência, talvez um traço da imigração italiana, apesar de todo seu crescimento e evolução. Outra característica marcante e todos gostam, a farta gastronomia, que é conhecida em todo estado, no Brasil e internacionalmente.
“Procuro mostrar a todos Caxias com meu olhar”
BAIRROS PARA VIVER E MORAR
São muitos, cada um com suas características e a maioria com estrutura completa. Miriam sempre morou no Panazzolo e Exposição e agora, há quinze anos, em São Pelegrino. Gosta muito desses bairros por terem fácil acesso ao centro e ótima infraestrutura.
RECANTOS E ENCANTOS QUE INSPIRAM
São muitos!!!! A Miriam diz que procura mostrar a cidade com outro olhar, aquele que as pessoas não veem diariamente e isso ela tem de retorno pelas redes sociais, quando as pessoas dizem: eu não enxergo isso que tu vês! Tu tornas a cidade mais bonita e divulgas a cidade.
Se diz apaixonada pelo parque Getúlio Vargas, antigo Parque dos Macaquinhos, o nosso Central Park. Ele tem as suas belezas em todas as estações, o outono é uma maravilha como confirmam seus registros. Na primavera o tom azulado dos jacarandás, no verão aquele verde lindo e intenso.
CAXIAS NAS CORES DO OUTONO
O outono em Caxias propicia o cenário ideal para inspiração e os lindos cliques da Miriam.
TURISMO RURAL
A cidade é rica em turismo rural embora pouco explorado. Nas andanças fotográficas para produzir imagens, Miriam diz observar muito isso. São muitas atrações que precisam receber um incentivo municipal e estadual para se mostrar o que é belo no interior.
Nosso interior é maravilhoso, tem cenários fantásticos como Criúva, Fazenda Souza, Vila Oliva, que em todas as estações as pessoas podem pegar seu carro, explorar e usar o celular para fazer fotos e divulgar, isso é uma forma de atrair Caxias do Sul para o turismo.
CAXIAS, CENÁRIO IDEAL PARA VIVER E REGISTRAR
O que faz Caxias do Sul ser o cenário ideal para viver e registrar é a qualidade de vida que a cidade oferece, indiscutível e dito por muitas pessoas.
“Eu penso que todos os cantos e recantos de Caxias do Sul merecem ser fotografados e divulgados pois, cada um, tem a sua beleza, basta ter sensibilidade de explorar o melhor ângulo.”
Caxias do Sul, um Lugar para Viver Bem.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA DA DRESSA
Como forma de preservar a cultura, este foi o tema do trabalho de conclusão no pós-graduação da Miriam na UCS, em fotografia, pintura, desenho e gravura: A preservação da cultura de fazer a dressa patrimônio cultural imaterial que está em extinção. O objetivo foi de promover uma divulgação maior e fazer com que as pessoas tenham interesse em manter essa arte, por que com ela se fazem os chapéus, as bolsas e diversos utensílios e é uma forma de fortalecer a renda familiar de grupos no interior da cidade.
O jornal O Pioneiro na época abraçou a causa e fez uma grande divulgação e mostrou que diversas pessoas tiveram a oportunidade de ter esse conhecimento e de voltar a praticar essa arte.
GRATIDÃO POR CAXIAS
“O que me leva a fotografar e divulgar nas minhas redes sociais é a gratidão pela cidade que tão bem me recebeu há 35 anos, onde eu conclui minha faculdade, onde meus filhos nasceram e onde eu exerço minha profissão de advogada e de fotografa. Isto não tem preço e nada vai pagar na minha vida.
Foi a cidade que eu escolhi para viver.
Eu amo Caxias do Sul, por tudo que ela representa, pela cultura italiana e por tudo que eu aprendi e continuo aprendendo diariamente com esse povo acolhedor.
Basta explorar Caxias do Sul. As pessoas procurar conhecer o mundo mas não exploram o seu quintal. Então vamos começar pelo nosso quintal e depois partir para o mundo.”
Caxias do Sul e seus recantos, um cenário de muita inspiração.
Caxias do Sul é um lugar para viver bem!
O histórico e renovado bairro São Pelegrino
Modernidade e sofisticação no bairro Exposição em Caxias do Sul
O aniversário de Porto Alegre traduzido em fotos
Escolha Seu Lugar Para Viver Bem em Caxias